Plano Diretor
No primeiro episódio do podcast Acende a Luta, projeto de extensão do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense/UFF voltado para a construção de memórias acerca dos movimentos e lutas sociais ocorridos em Niterói/RJ, abordamos o tema Plano Diretor.
Acesse pelo Spotify Acesse pelo YouTube
O Plano Diretor é o conjunto de leis urbanísticas de um município e que prevê medidas que devem ser tomadas para chegar ao melhor planejamento possível para as necessidades da cidade e aponta diretrizes para setores da administração municipal como mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, habitação, saúde e educação e, desde o ano de 2001, é obrigatório para todas as cidades com mais de 20 mil habitantes. O novo Plano Diretor de Niterói foi sancionado em 2019, atualizando a lei de 1992 que em 2004 já tinha passado por uma revisão. A cidade mudou muito e os ajustes em sua ocupação também mudaram. O texto do Projeto de Lei foi elaborado a partir da realização de 16 audiências públicas, da Conferência das Cidades, de reuniões do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur) e de um diagnóstico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o poder público municipal, as duas principais diretrizes do novo Plano Diretor são proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável das regiões já ocupadas, interrompendo o processo de crescimento horizontal para preservar as áreas verdes e qualificar a vida urbana, em especial, as áreas que foram ocupadas sem a infraestrutura necessária ( favelas, incluídas pela primeira vez como zonas urbanas de moradia.)
Para entender melhor a construção desta lei, convidamos a arquiteta e urbanista REGINA BIENENSTEIN, mestre pela universidade de Syracuse e doutora pela USP, sempre em arquitetura e urbanismo. Participou da criação e está na coordenação do NEPU, o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da UFF. A Professora Regina acompanha historicamente as demandas niteroienses por moradia e políticas públicas que acompanhem as reais necessidades da população da cidade e seu entorno. A conversa foi registrada em podcast que traz ainda a visão de FLÁVIO BENTO, ativista pelos direitos de moradia, estudante de Geografia na UFF e PCD.
O podcast Acende a Luta! faz parte do eixo Cidade do projeto iniciado no segundo semestre de 2023, sob a coordenação da Professora Ana Enne com o objetivo de criar memória sobre as lutas sociais da cidade de Niterói e está disponível para audição no site do projeto, no Spotify e no canal Acende a luta! no YouTube. O podcast teve trabalhos técnicos de Marcelo Santos, João Lucas e Felipe Vilarino, foi gravado no estúdio do novo Instituto de Artes e Comunicação Social, da Universidade Federal Fluminense, no mês de agosto de 2024.
Galeria
Referências e Outras Informações:
Plano Diretor de Niterói – LEI MUNICIPAL Nº 3.385/2019
VASCONCELOS, Taina Mocaiber Cardoso. Plano Diretor de Niterói: conflitos e disputas. Dissertação de mestrado em Sociologia e Direito. Niterói: UFF, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21588
SOUZA, Amanda Thereza Orozco Morais de. A revisão do Plano Diretor de Niterói/RJ: uma análise a partir da geografia política urbana. Dissertação de mestrado em Geografia. Niterói: UFF, 2024. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/32384