CIDADE
Neste eixo, nossa proposta é produzir memória sobre movimentos e eventos em torno das questões urbanas na cidade de Niterói, com os temas a seguir:
Defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
Lutas por moradia
Lutas Urbanas

Defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
Aqui, será trabalhado o tema de defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Niterói: as polêmicas em torno dos prédios históricos; a descaracterização do Centro da Cidade; o fechamento dos cinemas de rua da cidade; o abandono do Caio Martins; a gentrificação da região da Cantareira e de outras áreas da cidade; a construção e o uso do Caminho Niemeyer; a preservação das áreas verdes e dos espaços públicos, principalmente as praças; a descentralização dos aparelhos culturais e de lazer; as denúncias quanto os abusos em relação ao espaço público, como construções indevidas, quebras de gabarito, perturbação da ordem, descaso com a cidade, apropriação de áreas coletivas, dentre outros temas.
Lutas por moradia
Nessa categoria vamos abordar as lutas por moradia na cidade de Niterói, que possui um déficit habitacional de aproximadamente 15 mil unidades, conforme o IBGE (2010). No município, 37,8% dos moradores vivem em assentamentos precários. A luta dos moradores do prédio da Caixa, do Morro do Bumba e de outras regiões da cidade será enfocada. Pretendemos investigar também a disparidade em termos de valores e investimentos de cada uma das regiões da cidade e os enfrentamentos às desigualdades.

Lutas Urbanas
As lutas urbanas em Niterói englobam movimentos sociais que buscam o direito à cidade, questionando desigualdades no uso do espaço urbano, assentamentos precários e serviços públicos sucateados. Busca-se, assim, uma cidade mais inclusiva e participativa. Vamos enfocar, dentre outras memórias: a revolta das barcas; a luta pelo passe livre; a reivindicação em termos de transporte público e mobilidade urbana; os embates em torno do Plano Diretor; a reinvindicação de usos mais plurais para os espaços da cidade.