top of page
memoria_edited.jpg
acende a luta logotipos-03.png

O que é o projeto?

Acende a luta é um projeto de extensão do curso de Estudos de Mídia, da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora Ana Lucia Enne. O projeto visa a construção de um arquivo de memórias dos movimentos e lutas sociais ocorridos na cidade de Niterói/RJ/Brasil, em múltiplos eixos e enfoques, fazendo uso de ferramentas midiáticas e de produção cultural.

O projeto é dividido em 7 eixos temáticos:

CIDADE

DITADURA

POLÍTICA E TRABALHO

UFF

17229-02.jpg
carnaval.png
ditadura foto principal.jpg
movimento de genero.png
WhatsApp Image 2025-07-27 at 11.56_edite
memoria.png
uff principal.jpg

CULTURA

IDENTIDADE

PROJETOS DE MEMÓRIA

Todo semestre, uma nova turma realiza trabalhos e amplia cada eixo e temática do projeto.

documentario-narra-a-luta-historica-dos-movimentos-por-moradia-digna-mov-caristia4bx.jpg

Neste eixo, nossa proposta é produzir memória sobre movimentos e eventos em torno das questões urbanas na cidade de Niterói, como, por exemplo, a Revolta das Barcas e outras demandas em termos de mobilidade; as lutas por moradia e contra a descaracterização e gentrificação do centro da cidade; as polêmicas quanto ao plano diretor e ao uso indevido do espaço urbano, à região da Cantareira, à construção do MAC e do caminho Niemeyer; a defesa do patrimônio arquitetônico e cultural, das áreas verdes, das praças do município, das áreas de lazer descentralizadas; dentre outras.

revolta das barcas.png
revolta das barcas.png

No eixo Cultura, pretendemos trabalhar a construção da memória acerca das lutas culturais, como as lutas por democratização do acesso e oferta de produção e bens culturais, como centros culturais, bibliotecas comunitárias, museus, saraus, rodas de rap, práticas de exercício, áreas de lazer, arte urbana etc; formas de expressão e comunicação como rádios, televisões e jornais comunitários, impressos e onlines, cineclubes, curso gratuitos de formação; estratégias de construção de memória sobre a cidade; demanda por editais públicos que contemplem as múltiplas formas de produção e apropriação cultural na cidade; blocos carnavalescos e enredos críticos de escolas de samba; dentre outras possibilidades.

atividades culturais.png
ditadura foto principal.jpg

EIXO DITADURA

A importância de mantermos viva a memória acerca dos períodos ditatoriais é tamanha, na busca de evitarmos que se repitam, que deslocamos o tema Ditadura do eixo da Política para que ele, em si, constitua um eixo especial. Aqui, o foco está em construirmos memória sobre as lutas e movimentos de resistência ou contra o apagamento dos atos infratores de agentes do Estado brasileiro que ocorreram na cidade de Niterói. Assim, abordaremos ações de resistência, como a criação do Movimento MR8; a participação de sindicatos e associações nesse processo; o papel do DCE da UFF e de outros polos de resistência estudantil; o uso de locais como o estádio Caio Martins e as fortalezas sediadas no município como espaços prisionais e de tortura; dentre outros pontos.

EIXO IDENTIDADE

No eixo Identidade, pretendemos trabalhar a construção da memória acerca das lutas identitárias, tais como os movimentos quilombola, LGBTQIAPN+, negro, indígena, PCD, de mulheres, religiosos, dentre outros, visando compreender as opressões e disputas, as tentativas de apagamentos e os processos de resistência. A ideia é mapear agentes, eventos, locais, políticas públicas conquistadas e outras formas de atuação desses movimentos na construção da cidade de Niterói.

cultura principal

Queremos, com o eixo Política e Trabalho, pensar formas de luta institucionalizadas ou não em torno de questões fundamentais para a cidade. Abordaremos lutas partidárias; criação de espaços como a Casa da Utopia, em São Domingos; movimentos coletivos como sindicatos, associações, grupos (pescadores, estivadores, ambulantes, trabalhadores do comércio, operários, artesanato, marisqueiros, prostitutas, setores da saúde, da educação, da limpeza, moradores, comunitários etc; projetos sociais; movimento ecológico; dentre outras ações.

EIXO POLÍTICA E TRABALHO

documentario-narra-a-luta-historica-dos-movimentos-por-moradia-digna-mov-caristia4bx.jpg

PROJETOS DE MEMÓRIA

Neste eixo, queremos, em primeiro lugar, reverenciar quem vem construindo memória para a cidade de Niterói, de seus agentes, fatos, problemas, conquistas e lutas, antes da criação do Acende a luta, nos servindo também de inspiração e fonte; além disso, queremos produzir, coletivamente, um banco de dados para pesquisadores que se interessem pela temática da memória e das lutas sociais, no que mapear outros projetos acerca dessas temáticas, realizados na UFF ou não, se constitui em importante estratégia; por fim, queremos somar com outros projetos, já existentes ou ainda a ser criados, nessa tarefa que consideramos urgente, pensando, inclusive, em futuras parcerias mais estreitas.

memoria.png
uff principal.jpg

EIXO UFF

A Universidade Federal Fluminense possui lugar central na história de Niterói. E é nesse espaço que surgem e se desenvolvem uma série de ações de luta e resistência, como pretendemos apresentar em nosso esforço de construção memorialística. Para isso, abordaremos, dentre outras possibilidades temáticas, a ação do movimento estudantil, tanto organizado, como o DCE e os DAs, quanto mais orgânico e descentralizado, compreendendo greves, ocupações, intervenções e formas de manifestação diversas; a atuação sindical de docentes e técnico-administrativos; a luta pela criação e manutenção dos campi; a criação dos coletivos interseccionais e suas formas de atuação política, social e cultural; os pré-vestibulares comunitários e os projetos de extensão e pesquisa em torno das temáticas envolvidas em nossos eixos.

CONTATO:

  • Spotify
  • Youtube
  • alt.text.label.Instagram

Projeto de extensão do curso de Estudos de Mídia - Niterói/UFF

Coordenação: Prof. Ana Lucia Enne

Criação Logo: Beatriz Régent Schmidt

Criação Site: Camille Grillo e Yuna Santos (2023.2) 

Inovação e Desenvolvimento Site: Júlia Soares (2024.2 e 2025.1)

Criação do Nome do Projeto: Selma Boiron

Disciplinas envolvidas: Mídia e Cidadania (2023.1); Mídia e Práticas Participativas (2024.1); Mídia e Democracia I (2024.2); Mídia e Democracia II (2025.1); Mídia e Ativismo Digital II (2025.2).

©2023 por Acende a Luta.

bottom of page