DITADURA
A importância de mantermos viva a memória acerca dos períodos ditatoriais é tamanha, na busca de evitarmos que se repitam, que deslocamos o tema Ditadura do eixo da Política para que ele, em si, constitua um eixo especial. Aqui, o foco está em construirmos memória sobre os temas a seguir:
Espaços de Detenção
Lutas Estudantis
Movimentos de Resistência
Novas Ilegalidades

Espaços de Detenção
Em meio à ditadura militar, monumentos de Niterói, como a Fortaleza de Santa Cruz e o Caio Martins, se tornaram símbolos de opressão e tortura. Transformadas em centros de detenção, essas construções abrigaram presos políticos e foram palco de crueldade, com praticas de tortura e abusos contra todos aqueles que resistiam.

Movimentos de Resistência
Os movimentos de resistência à ditadura em Niterói mobilizaram estudantes, artistas, trabalhadores e organizações políticas contra o regime autoritário. Esses grupos denunciaram a repressão, lutaram por liberdade e justiça social, deixando marcas na memória da cidade e na história da luta pela democracia.
.jpeg)
Novas Ilegalidades
A permanência de práticas ilegais de repressão, usuais em períodos ditatoriais no Brasil, durante governos considerados democráticos, é o alvo de nossa abordagem. Práticas de tortura, ações policiais abusivas em territórios populares, atos de violência, racismo, sexismo e classismo na atuação de autoridades estatais, dentre outras ilegalidades, constituem um quadro a ser enfrentado por inúmeros agentes e ações, o qual pretendemos mapear.