IDENTIDADE
No eixo Identidade, queremos construir memória das lutas e movimentos sociais em torno destes dos tópicos abaixo, abordando ações referentes aos temas:
Movimento de Gênero
Movimento Indígena
Movimento PCD
Movimento Negro
Movimentos Religiosos

Movimento de Gênero
O movimento de gênero vai debater o questionamento da normativa de gênero, discutindo a vivência de mulheres cis, gays, lésbicas, bissexuais, homens e mulheres trans e pessoas não-binárias, dentre outras possibilidades. Aqui, vamos atravessar debates sobre machismo, violência de gênero e transfobia.

Movimento PCD
Aqui, vamos entender como o movimento PCD e as lutas neurodivergentes demandam, em Niterói, práticas de inclusão e acessibilidade, quais as principais dificuldades para implementar melhorias e as articulações comunitárias e ações públicas que são realizadas. Pretendemos mapear com os movimentos e lutas operam dentro da UFF e também no território ampliado da cidade, reivindicando direitos, denunciando estigmas e promovendo conscientização.

Movimento Negro
O movimento negro em Niterói e no Brasil é uma força de resistência que denuncia o racismo e reivindica a igualdade social. Em Niterói são realizadas diversas ações culturais, políticas e educacionais, promovendo o resgate cultural, fortalecendo identidades e denúncias. Pretendemos enfatizar a importância de construir a memória da presença negra na história da cidade, inclusive com intervenções para construir marcos para espaços significativos, como quilombos, locais históricos, instituições, agentes e ações que ficaram apagadas.

Movimentos Religiosos
Os movimentos religiosos em Niterói e região refletem a diversidade de crenças e práticas espirituais. Vamos entender como esses grupos promovem diálogos inter-religiosos, defesa da liberdade de culto e ações sociais. Além de expor os desafios que determinados grupos enfrentam ao manifestar sua fé.