top of page

UFF

A Universidade Federal Fluminense possui lugar central na história de Niterói. E é nesse espaço que surgem e se desenvolvem uma série de ações de luta e resistência, como pretendemos apresentar em nosso esforço de construção memorialística. Para isso, abordaremos os temas a seguir:

pre vestibular social

Pré-Vestibular Social

Nesta categoria, vamos oferecer instruções e orientar pessoas sobre os pré-vestibulares sociais da UFF, um projeto em grande parte voluntário que busca ampliar o acesso à universidade para todos. Os pré-vestibulares sociais da UFF surgiram como um projeto de inserção na educação superior brasileira.

luta pelos espaços.png

Lutas pelos Espaços

As lutas históricas pela preservação e conquistas dos espaços universitários na UFF, permanecem até os dias atuais. Desde manifestações em prol da expansão e melhora da moradia estudantil, manutenção de prédios históricos e acessibilidade.Essas ações reafirmam a universidade como um território de direito e inclusão social.

luta discente.png

Luta dos Discentes

São nas lutas estudantis que discentes promovem a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Desde a ditadura militar, quando enfrentaram repressões e perseguições políticas, até as mobilizações atuais por melhorias estruturais e políticas inclusivas, os estudantes protagonizam ações que reafirmam a universidade como espaço de resistência.

coletivos

Coletivos

Aqui, serão abordados como os coletivos na UFF desempenham um papel central na organização e mobilização dos estudantes. Abordando temas como gênero, raça, sexualidade, meio ambiente e cultura e promovendo debates interseccionais no que tange a existência dentro e fora da Universidade, os coletivos garantem a diversidade do movimento estudantil.

lutas sindicais.png

Lutas Sindicais

Fundamentais na defesa dos direitos dos trabalhadores da universidade, as lutas sindicais se fazem presentes na Universidade Federal Fluminense. Sindicatos como o Sintuff e a AdUFF atuam contra a precarização do trabalho, cortes orçamentários e ataques à educação pública, organizando greves, protestos e diálogos pela valorização do ensino superior.

©2023 por Acende a Luta.

bottom of page