SEMESTRE DE 2024.1
Em 2024.1, o projeto continuou dentro da disciplina extensionista Comunicação e Práticas participativas, também prioritariamente com discentes de Estudos de Mídia e Produção Cultural (20 participantes). Foram enfocados dois eixos:
a) CIDADE - com a produção de um podcast sobre as polêmicas em torno do novo plano diretor do município;
b) UFF - com a cobertura da Greve unificada dos três setores (docentes, discentes e técnicos-administrativos) que estava acontecendo naquele mesmo semestre em várias universidades do país, incluindo a UFF. Neste eixo, foi gestado um vídeo sobre a greve e realizadas seis lives com ex-presidentes da ADUFF (Associação de Docentes da UFF), disponibilizadas no Instagram do projeto. Foi uma proposta diferenciada do semestre anterior, pois visava a construção de memórias a partir de acontecimentos do presente.
Houve um investimento criativo muito grande no perfil do Instagram, que cresceu muito, no aprimoramento do site e do canal do Youtube, bem como a criação do perfil do Spotfy para armazenamento do primeiro podcast do Acende a luta.
Ponto alto das ações deste semestre, o trabalho de divulgação realizado pela equipe responsável pelo Instagram foi maravilhoso. Parabéns, Victória, Alexsanderson, Giovanna e Lorena!
EIXO UFF
GREVE
Houve a cobertura da Greve unificada dos três setores (docentes, discentes e técnicos-administrativos) que estava acontecendo naquele mesmo semestre em várias universidades do país, incluindo a UFF. Neste eixo, foi gestado um vídeo sobre a greve e realizadas seis lives com ex-presidentes da ADUFF (Associação de Docentes da UFF), disponibilizadas no Instagram do projeto. Foi uma proposta diferenciada do semestre anterior, pois visava a construção de memórias a partir de acontecimentos do presente.
ACESSE >


EIXO CIDADE
PODCAST
No primeiro episódio do podcast Acende a Luta, projeto de extensão do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense/UFF voltado para a construção de memórias acerca dos movimentos e lutas sociais ocorridos em Niterói/RJ, abordamos o tema Plano Diretor.
ACESSE O PODCAST >

Relato da Coordenadora
Ana Lúcia Enne
2024.1 foi um semestre desafiador. Mal iniciado o semestre, foi deflagrada a greve unificada dos três setores (técnicos-administrativos, discentes e docentes). Neste semestre, o primeiro de 2024 e o segundo de atividades do Acende a luta, o projeto estava associado à disciplina Mídia e Práticas participativas, do curso de Estudos de Mídia, com 20 alunos inscritos. A turma, ligada na necessidade também de construir memória para as lutas que acontecem no tempo presente, deliberou, já nas primeiras aulas, que era hora de realizarmos uma cobertura de dois fatos importantes que estavam ocorrendo em 2024: a greve acima citada e as discussões em torno da implementação do Plano Diretor de Niterói. Dessa forma, a turma se dividiu em quatro equipes: a) divulgação no instagram, equipe composta por Alexsanderson Moreno, Victoria Rangel, Lorena Gargione e Giovana Costa, que realizou um trabalho muito intenso, criativo e de qualidade, ajudando muito a divulgar as atividades e projetos do Acende a luta. Considero que a atuação dessa equipe foi o ponto alto deste segundo semestre do Acende a luta; b) equipe Youtube e site – responsável pela criação desta nova rede social, que passou a abrigar vídeos e podcasts. Composta pelas alunas Fernanda Carvalho, Camille Grillo e Beatriz Figueiredo; c) equipe Plano diretor – composta pelos discentes Michel Araujo Silva, Gabriela Serrano e Selma Boiron, produziu um podcast com entrevistas com a urbanista e arquiteta Regina Bienestein e o estudante de Geografia Flávio Bento, que está disponível em nosso canal do Youtube e em nossa conta do Spotify, também criada neste semestre; d) equipe greve – dividida em pesquisa (alunas Sofia Ripper e Mariana Miranda) e produção e edição de um vídeo com entrevistas com discentes, docentes e técnicos-administrativos sobre suas atuações e motivações na greve de 2024 (alunos Bernard Galdino, Pedro Bernardes, Ana Julia Mattos, Carolina Luna, Kleber Lucas, Lucas Ramos, João Melo e Romulo Magalhães). Além disso, foi produzido um banco de imagens sobre a greve e cinco lives com entrevistas com ex-presidentes da ADUFF (Associação de Docentes da UFF), conduzidas por mim em nosso perfil no Instagram. Frente aos problemas que uma greve sempre traz em termos de mobilização e engajamento, considero que tivemos um semestre produtivo, que sedimentou o Acende a luta e gerou bons produtos e um sistema atuante de comunicação.
A TURMA DE 2024.1
Turma 2024.1
Mídia e Práticas Participativss

Equipe Instagram

Victoria Rangel, Giovanna Costa, Alexsanderson Moreno e Lorena Gargione
Equipe Greve - Produção

João Mello, Kleber Lucas Estefaneli, Bernard Galdino, Pedro Bernardes, Ana Julia Mattos, Carolina Luna, Romulo Magalhães e Lucas Ramos.
Equipe Plano Diretor

Michel Araujo Silva, Gabriela Serrano e Selma Boiron
Equipe Greve - Pesquisa

Mariana Miranda e Sofia Ripper
Equipe Youtube e Site

Camille Grillo, Beatriz Figueiredo e Fernanda Carvalho
Agradecimentos
Aos professores que participaram das lives no Instagram sobre a Aduff e as greves: Marina Tedesco, Kate Lane, Eblin Farage, Gustavo Gomes e Renata Vereza.
À professora Regina Bienestein e ao estudante de Geografia Flávio Bento por suas participações no Podcast sobre o Plano Diretor.
Ao professor Marildo Nercolini, ao técnico-administrativo Alexandro Florentino e aos alunos Ernandes Roys e Paula Marchon por suas participações no documentário sobre a greve unificada de 2025.
Aos alunos Selma Boiron e João Melo, pelo compromisso em finalizar as produções do semestre mesmo após o término do mesmo, demonstrando espírito público e engajamento no projeto.
Ao Telas e seus monitores Rafael Azevedo e Maria Sans, pela parceria.
Aos técnicos Marcelo Santos e João Luiz Oliveira, do Estúdio de Som do Novo IACS.
A todos os docentes e discentes que cederam fotos e vídeos de atos realizados na greve para o acervo do Acende a luta.
A todos os que participaram das atividades do GRECOS NA GREVE e das lives realizadas no Instagram.
À Julia Soares e Carolina Luna, que contribuíram para a finalização dos dados referentes aos semestre de 2024.1 neste site.