top of page

O QUE É O PROJETO?

ACENDE A LUTA!

É um projeto de extensão do curso de Estudos de Mídia, da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora Ana Lucia Enne. O projeto visa a construção de um arquivo de memórias dos movimentos e lutas sociais ocorridos na cidade de Niterói/RJ/Brasil, em múltiplos eixos e enfoques, fazendo uso de ferramentas midiáticas e de produção cultural.

A ideia é realizar o projeto com apoio de estudantes de Estudos de Mídia e outras graduações do IACS, como Produção Cultural, Cinema e Audiovisual e Comunicação, além de outros cursos da UFF, a partir de disciplinas optativas a cada semestre letivo que cumpram uma carga horária extensionista. Cada turma, dentro dessa proposta, escolherá os eixos e temas que serão desenvolvidos no semestre e terá liberdade para escolher produtos, metodologia, distribuição das equipes, processo criativo, fazendo com que o projeto tenha, ao mesmo tempo, um fio condutor em torno das questões da memória e das lutas sociais e uma autonomia para que cada turma possa inovar e deixar sua marca.

Assim, no segundo semestre de 2023 foi criado o Acende a Luta, junto à disciplina de Mídia e Cidadania, do curso de Estudos de Mídia (com 30 participantes). Em 2024, o projeto foi continuado junto às disciplinas de Comunicação e Práticas Participativas (com 20 participantes) e Mídia e Democracia (com 20 participantes). Foram sendo desenvolvidos os eixos (Ditadura; Cidade: UFF; Política e Trabalho; Cultura e Identidade) e gerados os produtos: nome e identidade visual do projeto; vídeos; entrevistas; podcasts; textos escritos; levantamento de fontes; eventos; ferramentas de comunicação como redes sociais (Instagram), site, cartazes, canal no Youtube, perfil no Spotfy, dentre outros. Para saber mais sobre o que foi desenvolvido a cada semestre e os produtos gerados, basta clicar em: Semestres.

Além das atividades mais especificamente relacionadas ao projeto de extensão, realizadas majoritariamente no horário das disciplinas, também há uma formação em torno das problemáticas da memória, dos movimentos e lutas sociais, da democracia, da cidadania, da participação popular, dentre outros pontos teóricos, com leitura de textos e debates no decorrer das aulas. Além disso, estamos buscando valorizar outros projetos de construção de memória sobre Niterói, acadêmicos ou não, visando a criação de uma rede em torno desta temática.

Pretendemos dar continuidade, em outras disciplinas e também como projeto de extensão e pesquisa, em parceria com o Laboratório de Mídia e Identidade (LAMI)Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (GRECOS), ao Acende a luta nos próximos anos. A cada semestre, iremos abordar novos movimentos sociais e incrementar os já iniciados, visando produzir formas múltiplas de relembrar esses acontecimentos/ações, operando no que consideramos um dos papeis da universidade pública brasileira, o de promover atividades que contribuam para o fortalecimento da democracia e das lutas sociais por um mundo mais justo. Cada turma envolvida no processo de produção continuará a ter liberdade para desenvolver as atividades e processos de criação, permitindo também que a universidade se constitua em um espaço de criatividade coletiva, liberdade e experimentação de linguagens, unindo dimensões teóricas e práticas.

Vida longa ao Acende a luta!  

 

©2023 por Acende a Luta.

bottom of page