SEMESTRE DE 2025.1

Em 2025.1, o Acende a Luta foi associado à disciplina Mídia e Democracia II (20 participantes, mesmo perfil em termos de graduação dos semestre anteriores). Neste semestre, os eixos foram repensados, sendo reorganizados em: Cidade, Cultura, Ditadura, Identidade, Política e Trabalho, UFF e Projetos de Memória. Da mesma forma, houve uma ampliação de possibilidades temáticas dentro de cada eixo, a partir de discussões coletivas. Os temas desenvolvidos foram: Pescadores tradicionais, Luta do Prédio Caixa, Violência Policial e Rádio Fluminense para os quais foram gerados diversos produtos. O site, o perfil do Instagram e do Youtube também foram atualizados.
---- Evento e MiniDoc Novas Ilegalidades ----
---- MiniDoc Prédio Caixa Vive ----




---- Evento Comunidade de Pescadores de Itaipu ----
---- Pesquisa e vídeos Rádio Fluminense ----
CIDADE
---- Lutas por Moradia ----
Revisitando um tema apresentado no primeiro semestre do projeto, realizamos uma pesquisa sobre o condomínio do Edifício Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, mais conhecido como Prédio da Caixa.
Por meio de um mini documentário, mostraremos como os ex-moradores do prédio se organizaram e lutaram por seus direitos em após um processo de remoção violento.
CULTURA
---- Rádio Fluminense ----

Nesse trabalho, escolhemos explorar o papel da Rádio Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”, no contexto da abertura política brasileira no início dos anos 1980. Nosso objetivo é compreender como uma emissora local, sediada em Niterói, conseguiu se transformar em um importante espaço de resistência cultural e de ampliação do acesso à música, num período de transição após a Ditadura Militar (1964–1985).
DITADURA
---- Novas Ilegalidades ----

O grupo, inspirado pelo trabalho do GENI (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos), fez uma pesquisa com a proposta de evidenciar como a lógica repressiva da ditadura ainda é presente nas abordagens policiais e molda o cotidiano das periferias de Niterói e os limites do Estado democrático.
Com entrevistas de estudantes da UFF e moradores e trabalhadores da cidade de Niterói; músicas e cenas de filmes que constroem o paralelo entre a violência policial na ficção e na realidade, criamos um curta documental e organizamos um evento no dia 14 de julho de 2025, às 19 horas, no auditório do Bloco P do Campus Gragoatá da UFF.
POLÍTICA E TRABALHO
---- Movimento dos Pescadores ----
O evento “Maré de Histórias – A Vida e o Ofício dos Pescadores de Itaipu” foi realizado com o objetivo de devolver à comunidade parte do trabalho desenvolvido no semestre anterior (2024.2), criando um espaço de escuta, diálogo e valorização da memória cultural local.
Buscou-se fortalecer a relação entre universidade, pescadores e público em geral, reconhecendo a pesca artesanal como um elemento central da identidade de Itaipu.

Relato da Coordenadora
Ana Lúcia Enne

No terceiro semestre de sua implementação, o projeto Acende a luta cresceu e se consolidou ainda mais. Neste 2024/2, suas atividades ficaram a cargo dos 20 inscritos na disciplina de Mídia e Democracia, mantendo o horário das sextas à tarde para as aulas e para a realização das tarefas. A turma optou, dessa vez, por se dividir em quatro equipes: a) Pescadores; b) Terreiros; c) Pré-vestibulares: d) Caio Martins. A partir das atividades realizadas, foram gerados vídeos, um podcast, entrevistas e material escrito para consulta. A partir das deliberações iniciais, a turma considerou importante ampliar os três eixos anteriores (Cidades, Ditadura e UFF) para cinco eixos, acrescentando os de Política e Trabalho e de Cultura e Identidade. Também neste semestre fizemos uma profunda reforma no site do projeto, pelo que agradeço muito à aluna Júlia Soares, possibilitando uma navegação tanto pelos eixos quanto pelos semestres. Com apoio de Selma Boiron e João Melo, também finalizamos os produtos do semestre anterior, 2024.1, um podcast sobre o Plano Diretor de Niterói e um vídeo sobre a greve unificada dos três segmentos da UFF de 2024, já disponibilizados para o público. Assim, com um ano e meio de funcionamento, o Acende a luta já realizou um evento, criou material rico para consulta e sedimentou suas plataformas de divulgação com perfis no instagram, no Youtube e no Spotfy, e um site para consulta e armazenamento de suas informações. A ideia é prosseguir com este projeto nos próximos semestre, aumentando seu acervo para consulta e realizando novos eventos, dentro e fora da UFF. Foi um ótimo semestre de trabalho, com uma turma colaborativa e atuante, a quem agradeço imensamente pelo compromisso e colaboração na luta por uma universidade mais atuante e extensionista.
A TURMA DE 2025.1
Mídia e democracia II


Equipe site


Ana Enne, Ana Luisa Fabião, Ana Luise Nogueira, Júlia Soares e Mariane Tavares
Equipe Novas Ilegalidades

Aimée Borges, Ana Clara Vaz, João Gabriel Alves e Elisa Matos.
Equipe Moradia

Bernard Galdino, Giselle Barreto, Júlia Soares, Romulo Magalhães e Selma Boiron.
Equipe Pescadores

Ana Clara Barboza, Eduardo Pitombo, Giovanna Costa, Julia Kolling, Laisa Xavier, Lorena Gargione, Matheus Gonzaga e Paulo Arthur Kukiel.
Equipe Rádio Fluminense

Ana Júlia Lara, Clara Carneiro, Daniel Noé, Fernanda Gaspar Carvalho, Giovana Castro, Luciano Santoro, Luana Foureaux Araujo, Luiza Bravo, Marianna Miranda, Mateus Torres Junger e Rebeca Saturato.
Equipe Instagram
