CIDADE
Neste eixo, nossa proposta é produzir memória sobre movimentos e eventos em torno das questões urbanas na cidade de Niterói, com os temas a seguir:

Lutas por moradia
Em meio à ditadura militar, monumentos de Niterói, como a Fortaleza de Santa Cruz e o Caio Martins, se tornaram símbolos de opressão e tortura. Transformadas em centros de detenção, essas construções abrigaram presos políticos e foram palco de crueldade, com praticas de tortura e abusos contra todos aqueles que resistiam.

Lutas Urbanas
As lutas estudantis foram cruciais na resistência ao autoritarismo e defesa à democracia. Estudantes da Universidade Federal Fluminense protagonizaram atos contra o fechamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e enfrentaram perseguições por exigir a redemocratização do país.

Defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
Os movimentos de resistência à ditadura em Niterói mobilizaram estudantes, artistas, trabalhadores e organizações políticas contra o regime autoritário. Esses grupos denunciaram a repressão, lutaram por liberdade e justiça social, deixando marcas na memória da cidade e na história da luta pela democracia.